Credibilidade

NOTAS DO ENADE GERAM CREDIBILIDADE AOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO

 

Info Gazeta

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) tem o objetivo de avaliar o rendimento dos cursos de graduação. O Conceito Enade é dado em uma escala de 1 a 5, quanto mais alta a nota, maior é a credibilidade do curso. As notas do Enade do curso de Comunicação, do Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), ficaram entre os melhores do Paraná, passando na frente das faculdades grandes e de cursos conceituados.

Em 2006, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas estavam em clima de festa. Os três cursos receberam a nota 4. Já em 2009, Jornalismo manteve a nota 4 e Publicidade e Propaganda teve nota 3.

As notas dos cursos de Comunicação da Uniuv ganharam destaque na mídia local e também no jornal Gazeta do Povo. Em uma tabela estavam listados os cursos do Paraná que receberam nota alta. Relações Públicas apareceu em terceiro lugar, o curso de Jornalismo ficou em quarto lugar e Publicidade e Propaganda ficou entre os 10 melhores. Essa colocação mostrou que os cursos de Comunicação da Uniuv estão entre os melhores do Estado, gerando credibilidade para o curso.
A professora Ana Cristina Bostelmam relembra que os alunos que fizeram a primeira prova do Enade não tiveram uma preparação especial em relação ao exame. “O resultado é mérito real dos alunos, que foram lá e testaram seus conhecimentos. O melhor de tudo é que comprovaram que nosso curso está entre os melhores, pois a nota foi muito destacada”, afirma.

A recepção da nota alta foi de total alegria para os alunos e professores. “Foi maravilhoso recebermos a nota 4 do Enade. Alunos e professores ficaram muito felizes. Para nós, professores, foi uma avaliação que veio dar respaldo ao nosso trabalho”, descreve Ana Cristina.

Mostra de Cursos 2007 Máquina Uniuv 170

A jornalista Karoline Ruaro realizou a prova do primeiro Enade, e recorda que, por ser a primeira turma a realizar a prova, não tinha ideia de como seria a avaliação. “A recepção do resultado foi boa, conseguimos atingir nossos objetivos e consolidar o curso de jornalismo na região”, conta.

O também jornalista Ricardo Aramis Silveira também relembra da importância da nota alta. “Quando realizei a prova do Enade os cursos de Comunicação Social tiveram uma boa nota, comprovando o bom aprendizado durante a faculdade”.

Ana Cristina relembra que a reação foi de muita alegria, principalmente pela conquista da qualidade de ensino. “Como profissional, professora e jornalista, esse é um reconhecimento que não tem preço, porque é efetivamente o resultado do nosso trabalho, que não é de um ou dois dias. Mas de uma sequência incansável de trabalho, aperfeiçoamento e muito empenho. E o melhor, um trabalho em conjunto (professores e alunos) que deu certo”, afirma.

A professora Angela Farah também conta sobre essa importância da nota 4 para os cursos de Comunicação. “Foi maravilhoso recebermos a nota 4 do Enade. Alunos e professores ficaram muito felizes. Para nós, professores, foi uma avaliação que veio dar respaldo ao nosso trabalho. Envolvidos com o curso desde o início, precisávamos de um resultado como esse para indicar que estávamos no caminho certo”.

Info Enade

 

No final de 2012, os alunos do 8º semestre realizaram a prova do Enade. O resultado da avaliação ainda não foi divulgado. A expectativa da professora Angela para o último exame é positivo. “Já temos duas notas 4 e precisamos mantê-la. Eu acredito que vamos manter a nota, porque não mudamos o trabalho que vínhamos fazendo. Penso que ampliamos nosso trabalho, melhoramos nossa qualidade e temos plenas condições de manter a nota 4 ou, quem sabe, até alcançar a nota 5”, avalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *