Tem vaga?

Dez anos de formação profissional

 

Camila GodóiDurante os dez anos de curso de Comunicação Social passaram muitos alunos que, hoje, são profissionais e atuam no mercado de trabalho.  Para alguns, as dificuldades de entrar no mercado de trabalho foram muitas, para outros, nem tanto, o que é o caso de Camila Schmidt Godoi, formada pelo Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Camila está formada há seis anos e atua na área desde o tempo da faculdade. “Trabalho na área desde o segundo ano da faculdade”, conta. A ex- aluna de Jornalismo seguiu para a área de Assessoria de Comunicação. “Hoje estou na assessoria de comunicação da prefeitura de Porto União”, explica. Para ela, o impacto que o curso trouxe foi a base teórica para poder aplicar na prática.

Assim como Camila outros profissionais se formaram em Comunicação pela  Uniuv  e entraram no mercado de trabalho ainda durante a faculdade, como Ricardo Aramis Silveira, também formado em Jornalismo, que iniciou sua carreira quando cursava a faculdade. Ele conta que não teve dificuldades em entrar no mercado de trabalho. “Estava no terceiro ano, em junho de 2008, quando tive a oportunidade de entrar em contato com Caique Agustini, diretor da Rádio União. Esse contato veio após indicação dos professores Lúcio Passos, Angela Farah e Ana Cristina. Cheguei até a radio somente para acompanhar o programa esportivo da emissora. As dificuldades foram muitas para conseguir uma oportunidade. Cheguei a pensar que seria necessário que aqueles que já atuavam morressem para que pudesse ter uma chance. Mas o apoio que tive dos professores em ter indicado meu nome, contribuiu muito para que tivesse essa chance”, conta.

Ricardo Silveira - Em Curitiba, entrevistando o presidente da Federação Paranaense de Futebol, Hélio CuryHoje, Ricardo trabalha nas rádios União AM e FM Verde Vale, Jornal O Comércio e Portal Vvale. “Além da função de repórter, respondo por todo o conteúdo esportivo de todos os veículos do Grupo, exercendo a função de coordenador esportivo e narrador”, explica.

Ricardo iniciou a faculdade em 2006 e concluiu em 2009. Ele conta, ainda, sobre a importância que o curso de Comunicação Social teve para a sua vida profissional. “Na faculdade tive a base de tudo. Tinha vontade de ser jornalista, porém não tinha noção alguma de como exercer a função. Nos dois últimos anos de curso, tive a felicidade de ter a prática em todos os veículos. Aulas e trabalho no rádio, escrita para o jornal, escrita para a internet e meu TCC em TV. Dessa forma, pude tirar minhas dúvidas com os professores e executar na prática”, diz.

Para Ricardo, mesmo que o acadêmico goste mais de um determinado veículo, é importante que se tenha o mesmo empenho nos outros meios de comunicação, pois nunca se sabe em qual meio poderá trabalhar. “Temos que estar preparados para trabalhar em qualquer meio de comunicação, se não estivermos preparados, podemos perder a grande chance de nossa vida”, alerta.

O curso de Comunicação Social abrange nele as habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, que não é oferecido atualmente, porém fez parte do crescimento e contribuiu para os dez anos de Comunicação Social da Uniuv.

franciele_vogelFranciele Vogel estudou Relações Públicas e está formada há seis anos. Ela conta como foi o início de sua carreira logo após a faculdade. “Iniciei o projeto Experimental em 2006 e concluí no mesmo ano, fui contratada pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União (APAE), em 2007. Tempo que pude mostrar toda a importância de um profissional de comunicação, principalmente em uma instituição filantrópica, na qual a responsabilidade e transparência com o público é fundamental”, explica.

Para ela, o principal obstáculo de um profissional de Relações Públicas é fazer com que outros profissionais entendam a real função de um profissional dessa área, pois poucos sabem qual é a atuação desse profissional.

De acordo com Franciele, o curso de Relações Públicas proporcionou para ela várias descobertas sobre a profissão. “Na teoria, aprendemos que somos capazes e devemos criar ações que agradem a todos os públicos de interesse, mas, na prática, descobrimos que podemos fazer muito mais. As necessidades da organização vão sendo percebidas de acordo com a aplicação de cada ação a ser realizada e isso é muito satisfatório”, conta.

 

Fernando Gohl turma 01Fernando Gohl também é formado em Relações Públicas pela Uniuv e conta como foi o começo de sua carreira profissional. “Comecei a trabalhar cedo, e daí para frente nunca estive fora do mercado de trabalho. Mesmo antes de formado, sempre topei vários desafios nas minhas áreas de interesse, e acabei me formando tarde por focar mais em oportunidades de trabalho do que nos estudos”, diz.

Ele sempre trabalhou com comunicação e, mesmo não estando na área de formação, não vê problemas em exercer outras funções. “Hoje, além das aulas na Uniuv e no Senac, sou microempreendedor e faço arte final em casa para algumas gráficas e empresas”, conta.

A publicitária, Renata Santana, explica que durante o período da faculdade já trabalhava na área. “O desafio foi me manter no mercado e ir melhorando de posição dentro dele”, diz.

De acordo com a publicitária, quando ainda estava na faculdade trabalhava com design gráfico e logo depois de formada passou a trabalhar em outra empresa e começou a atuar na área de marketing com ênfase em planejamento e criação. “ Hoje, não atuo em um veículo especificamente, mas continuo na área. Gerencio o setor de marketing da CDL, de São Mateus do Sul”, conta.

renata1Renata está formada há quatro anos e revela que o curso mudou tudo em sua carreira. “De estudante que simpatizava com a área, passei a ser uma profissional apaixonada por esse universo. O curso fornece, além de conhecimento, embasamento e certa experiência na relação teoria/prática, uma visão de mundo e mercado que ampliam infinitamente as oportunidades”, avalia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *