Alimentação Saudável


A importância de ter uma alimentação saudável

Alimentos que são mais indicados e apropriados para ter uma saúde saudável e longe de doenças como o colesterol alto

 O colesterol é a gordura presente no sangue. Ele é muito importante para o funcionamento do organismo. Mas, torna-se nocivo em excesso. Existem dois tipos de colesterol, eles são classificados como “bom” e “ruim”. O Colesterol HDL é considerado o “bom”, porque as altas concentrações dele no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos e o HDL ajuda a remover o colesterol das paredes das artérias. Colesterol LDL é o colesterol “ruim”, porque altas concentrações dele no sangue estão associadas a um maior risco de doenças do coração. O LDL se oxida e se deposita nas paredes das artérias para iniciar uma doença conhecida como arteriosclerose, diz a médica de clínica geral Ana Karina Bueno, residente na cidade de São Mateus do Sul (PR), atende na cidade de Antonio Olinto (PR), de segunda-feira a sexta-feira na parte da manhã, recomenda mudanças nos hábitos alimentares das pessoas que têm colesterol total acima de 200 mg.

Os dois tipos de colesterol.

Os dois tipos de colesterol

Ela também explica que o colesterol alto é um problema comum, que muitas vezes não recebe atenção, mesmo com a gravidade que representa para a saúde. É uma doença crônica e silenciosa. A alimentação saudável tem um papel importantíssimo para evitar o aumento do colesterol ruim e quanto mais cedo identificar a doença, mais recursos o paciente terá de reverter o caso. Atualmente, as pessoas preferem tomar remédio em vez de cuidar da alimentação ou fazer exercícios físicos.

De acordo com ela fazer exames frequentemente ajuda a prevenir o colesterol alto, pois ele não apresenta sintomas e traz grandes riscos para doenças no coração. Existem vários fatores que levam uma pessoa a ter colesterol alto, por exemplo, a má alimentação, estar acima do peso, falta de atividade física e problemas de saúde como diabetes, doenças renais, doenças do fígado e doenças de tiroide. “Evitar o excesso de gordura saturada, massa e açúcares são essenciais para ter uma vida saudável e sem colesterol alto”, ressalta a médica.

Para ter saúde é preciso beber muita água e comer alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e cereais. É necessário também diminuir o consumo de comida muito gordurosa, como queijo, carnes, chocolate etc.

Alimentos que aumentam o colesterol: 

Margarina e manteiga vegetal, ricos em gorduras saturadas e ácidos graxos. Carnes ricas em gordura, como bife, bisteca de porco ou carneiro, hambúrgueres, bacon, salsicha, salame e outros frios. Biscoitos, bolos, massas folhadas e chocolates, principalmente os preparados à base de óleo de coco ou de palma. Laticínios como o queijo, o creme de leite e a manteiga, ricos em gorduras saturadas. 

Alimentos que ajudam a controlar o aumento do colesterol ruim: Frutas como laranjas, maçãs, peras, bananas e frutas secas como damascos, figos e ameixas. Beber muita água, comer bastante verduras, legumes, cereais e frutas.

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"Hábitos saudáveis e atividade física previne doenças", diz Marina

Marina Regina Ribas, 50 anos, residente na cidade de Curitiba (PR), é nutricionista e coordenadora a 11 anos do Programa Municipal de Alimentação e Nutrição Escolar da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal da Lapa – PR. CRN 8 – 1168. Ela é graduada em Nutrição e Especialista em Gestão e Planejamento em Saúde Pública.

Para mais informações, mande seu e-mail para ela:

merenda.lapa@yahoo.com.br

No áudio abaixo, Marina fala um pouco sobre o colesterol e dá dicas de como se alimentar melhor.

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Depoimentos

Emanoel

Emanoel tem colesterol alto e usa medicamentos para manter uma vida mais saudável

  • Emanoel Pedro da  Silva, 53 anos, residente em Antônio Olinto (Paraná). Trabalha aproximadamente 35 anos como pintor, pintando casas e comércios da região. Ele diz que sua alimentação é pesada, pois come carne, arroz, feijão, e batata frita com frequência. Além de comer alimentos muito gordurosos, também bebe muito chopp, que com excesso faz muito mal a saúde. Ele confessa que tem colesterol super alto, acima da média, não cuida da alimentação e também exagera nos alimentos prejudiciais a saúde, como comidas gordurosas e açucaradas demais. Ele lembra que alguns anos atrás sentiu dores muito forte no corpo e foi ao médico, mas apenas tomou remédios para aliviar as dores. Passou algumas semanas e as dores não sumiram. Retornou se consultar novamente, e somente dessa vez realizou exames de sangue, onde descobriu que seu colesterol estava muito acima do normal, e se demorasse mais um pouco para descobrir a doença, poderia ter acontecido alguma coisa mais grave. Felizmente não aconteceu nada, mas de acordo com a médica Karina, quem não se cuidar para manter o colesterol na média, pode até vir a falecer. Apesar de Manoel não cuidar muito da sua alimentação, ele toma medicamentos que ajuda a prevenir que o seu colesterol aumente. Mas o mais indicado pelos médicos é fazer uma dieta e exercícios físicos.
Jacira evita comer alimentos gordurosos para não aumentar o colesterol
  •  A dona de casa Jacira Maria Siqueira Pinto, 50 anos, residente em Antonio Olinto (Paraná), conta que tem colesterol alto, mas não muito acima da média, mas precisa cuidar da alimentação para não correr o risco do colesterol ruim aumentar e prejudicar a sua saúde. Ela diz que sua alimentação é saudável e raramente come comida gordurosa. Ela parou de comer bobeira, depois que descobriu que seu colesterol estava acima da média. “Eu me alimento bem, como bastante salada e verduras e bebo muita água durante o dia. E tem dias que eu como bastante doce”, conta. De acordo com ela, ter uma alimentação saudável é tudo que podemos fazer para sermos saudável, ter uma vida melhor e ficar longe de doenças. “Você é o que você come”, diz.
Tairine faz exercícios físicos e se alimenta bem para previnir doenças
  • Além da boa alimentação, também é importante fazer atividade física para estar com a saúde em dia, é o que acha Tairine Rubiane Müller, 19 anos, residente em General Carneiro (Paraná). Ela é estudante do sexto semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo no Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv). Segundo ela, faz musculação e atividade aeróbica 3 vezes por semana e quando sobra tempo pratica voleibol. “Cuido-me na medida do possível. Tem dias que como bobeiras, mas depois tento gastar na academia. Procuro me alimentar de 3 em 3 horas, porque se ficar muito tempo sem comer, o cérebro recebe a informação que esta passando fome e libera mais gordura para o organismo”, conta. Além de se cuidar bastante, Tairine faz exames periodicamente de diabetes, pois na sua família muitos possuem a doença, mas ressalta que nunca fez exame para saber se o seu colesterol está alto, mas ressalta que vai realizar o exame para não ficar na dúvida. Ela cuida bastante de sua alimentação e pratica exercícios físicos, por isso, é difícil ela ter colesterol alto. Mas sempre é necessário realizar periodicamente exames para tirar as dúvidas.
  • Marivone, por recomendações médicas, pratica atividades físicas

    Marivone dos Anjos Berres é dona de casa, tem 57 anos e se reside na cidade de Porto Vitória (PR). Ela faz caminhada durante duas horas por dia. Uma hora de manhã, 7h ás 8h, e uma a tarde, 17h ás 18h. De acordo com ela, seu colesterol estava alto e agora baixou. “Depois que eu fiz a dieta meu coleterol normalizou”, conta. Na sua dieta ela podia comer queijo branco,  bife grelhado e carne vermelha somente uma vez por semana. Não podia tomar leite, nem comer ovos. “E agora posso comer de tudo, sem exageros, e preciso fazer caminhadas sempre”, diz. Seu grande cuidado são com os produtos animal (leite, queijo, ovos), que precisa ser controlado, e não pode comer exageradamente.
    Ela ressalta que para ter saúde, cuida muito da alimentação e fora o colesterol não tem mais nenhum problema de saúde. Ela foi ao médico porque tinha muita tontura e dor na cabeça. Confessa ter ficado muito assustada quando  veio o resultado do exame de sangue, pois seu colesterol estava muito alto, 255. Ela só seguiu as recomendações médicas, que é fazer algum tipo de exercício fisico e se alimentar corretamente.

 

O Doutor João Carlos comenta, no vídeo abaixo, um pouco mais sobre o colesterol alto.

 

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